Quantas vezes já saíste de casa cheio(a) de vontade de aproveitar o dia ao máximo, com o desejo de partilhar sobre muitos assuntos com aqueles que encontras? E quantos dias acordaste, com vontade de voltar para a cama e só de lá sair no dia seguinte? Consegues explicar ou entender o porquê de seres diferente a cada dia, dependendo da tua disposição?
Na nossa vida com Deus, corremos o risco de termos exatamente o mesmo comportamento. Uns dias estamos cheios de esperança, a desejar cada vez mais de Deus, conhecê-lo e vivermos grandes aventuras com Ele! E no outro dia, estamos esquecidos de falar com Ele, não lemos a Sua Palavra… e quem sabe até começamos a duvidar do Seu amor por nós.
Como viver para que não seja assim, e o que fazer para que, quer nos dias mais animados, quer nos mais difíceis, o nosso relacionamento com Deus não sofra alterações?
A Bíblia diz em Tiago 1:5, “Meus irmãos, devem sentir-se profundamente felizes ao terem de passar por várias provações. Pois sabem que uma fé assim provada dá como fruto a perseverança. Procurem ser perseverantes até ao fim para chegarem a ser completamente perfeitos, sem faltar nada. Se alguém não tem sabedoria suficiente, peça-a a Deus, que a dá a todos de graça, sem humilhar ninguém, e ser-lhe-á dada. Mas aquele que pede deve pedir com fé, sem duvidar. Aquele que duvida é como as ondas do mar, levadas pelo vento. Esse nem pense que há de conseguir alguma coisa do Senhor, pois é um indeciso e pouco seguro em tudo o que faz.”( BPT).
Diante disto, entendemos que Tiago está a detetar onde podem surgir dificuldades na nossa vida com Deus, como ultrapassar essas dificuldades e alerta-nos para as consequência de seguirmos essa estratégia ou de a rejeitar.
Vejamos!
DIFICULDADE
Os dias mais difíceis, em que nada nos apetece, podem ser entendidos como desafios à nossa perseverança em escolher viver com Deus. Podemos ver Tiago a chamar a esses dias de momentos de provação, ou seja momentos em que temos de vencer a nossa falta de ânimo interior e a nossa vontade.
ESTRATÉGIA
Depois, vemos como vencer o desafio, talvez aquelas situações em que mais nos apetece é desligar de tudo, e ficarmos só a jogar durante horas com um outro jogador virtual que nunca vimos. Nesses dias, Tiago diz, que é a fé que tem de entrar em ação, ou seja, é no momento em que tens de lembrar-te que Deus é real e que todos os dias têm de ser bem aproveitados para fazer o que Deus quer. Lembraste quem Deus é, em segundos na tua mente, desejas fazer o que Ele quer e é nesse momento em que pensas que podias aproveitar melhor esse tempo e até vem um levíssimo desejo de ir ler a Bíblia … é o momento exato em que largas o telemóvel ou os comandos e pegas na Bíblia para ler.
É claro, que estou apenas a dar um exemplo do que é na prática colocar a fé em ação, ou seja, é quando o que agrada a Deus se torna a nossa prioridade mesmo que tenhamos de anular as nossas vontades e prazeres.
Agora imagina que não estás a conseguir agir dessa forma, mas que realmente querias muito ter essa força para conseguir escolher o que agrada a Deus. Tiago ensina-nos a pedir a Deus sabedoria, ou seja a falar com Deus e a pedir ajuda para conseguir tomar as decisões certas no tempo certo.
RESULTADO
Parece-te difícil? Sim, realmente nem sempre é fácil, mas quando vemos o que a Bíblia diz sobre o resultado que podemos alcançar, ficamos animados a vencer. Tiago diz que a fé tem de ser posta em ação porque se não o fizermos corremos o risco de vivermos uma vida como uma onda que vai para onde o vento a empurra, ou seja à deriva! Mas por outro lado, se colocarmos a nossa fé em prática viveremos de forma incrível, com experiências que vão levar-nos a não ter falta de nada ou seja sentirmo-nos completamente satisfeitos em Deus.
É o resultado que queres para a tua vida que vai definir a tua atitude diariamente. Não desistas e nem penses que mais tarde tens tempo para pensar nisso, porque a fé é como um músculo, quanto mais a exercitares, mais força ela adquire e mais resultados verás na tua vida com Deus.
Eunice Pocinho
Evangelista - AD Coimbra