Numa tarde de tédio, estava a ver o Tiktok e apareceu-me a sugestão de um filme… Players. Este filme da Netflix fez-me pensar sobre união e unidade. Será que existe diferença entre estas duas palavras?
Players é uma comédia romântica baseada na vida amorosa de Mack, uma jornalista desportiva, onde o seu grupo de amigos se esforça para a ajudar na conquista de um novo namorado. Eles traçam estratégias para que ela consiga chegar ao seu objetivo. Chamou-me a atenção a unidade deste grupo… e isto levou-me a pensar: como estão os grupos de jovens das nossas igrejas? Estamos em união ou unidade?
De acordo com o dicionário União significa “ligação, associação, acordo, pacto entre dois ou mais elementos, visando uma convivência estável entre eles", e Unidade significa “Ação coletiva orientada para um mesmo fim”.
Os jovens têm união simplesmente porque conversam, apenas por pertencerem à mesma igreja, ou têm-se unido para cumprir os objetivos do Reino de Deus? Hoje em dia vemos o quão focados estamos em fazer as coisas sozinhos, o quão focados estamos em nós mesmos, e não nos preocupamos em ajudar o colega do lado... Mas a Palavra de Deus mostra-nos que devemos ser como um corpo, em que um membro não consegue viver sem o outro (1 Coríntios 12:12-27). Como Corpo de Cristo, a Igreja, devemos unir-nos para seguirmos o mesmo caminho, pois todos precisamos perseguir o mesmo fim. Isto só é possível com a unidade, pois a união é uma pequena parte inserida na unidade. Sem união não há unidade.
Mas como criar unidade no grupo? Começaremos com a união, ou seja, criar uma ligação entre todos os elementos, manter uma convivência agradável, procurar saber como os outros estão e saber se algum precisa de ajuda. Isto irá fazer com que o grupo se aproxime mais, aprendam uns com os outros e, o mais importante, todos vão caminhar no mesmo propósito.
É claro que pode haver desentendimentos, porque todos nós temos as nossas diferenças, mas um grupo unido sabe como ultrapassar certas confusões, basta entenderem-se uns aos outros, fazendo com que as coisas se resolvam. Às vezes os problemas vêm para tornar um grupo mais forte e para que todos aprendam algo e se aproximem mais. Porque tudo acontece por um propósito, ou deixas os desentendimentos atrapalharem a convivência em grupo ou tiras uma lição de tudo. Procura contribuir para que haja unidade no teu grupo de amigos, procura que haja união entre todos, que sejam unidos. Procurem estratégias para que juntos cumpram os vossos objetivos.
Concluímos, então, que a base para a unidade é a união, as duas palavras são importantes para um grupo forte. Como diz em Eclesiastes 4:9-10 “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar”. (NTLH), juntos, tendo como base o amor de Cristo Jesus, somos mais fortes!
Ayla Caciano
Academia BSteen 2025
Torre da Marinha - AD AMAI
