Deus chamou, eles disseram “sim”: a história do Fábio e da Jéssica

O Fábio Fernandes e a Jéssica Santos tinham como tu os seus sonhos e planos, mas algo maior os chamou! Eles decidiram largar tudo – carreira, cidade e conforto – para seguir a vontade de Deus. Hoje, estudam no MEIBAD (Monte Esperança Instituto Bíblico das Assembleias de Deus) e têm uma história incrível para nos contar.

UMA DECISÃO DIFÍCIL, MAS CERTA
Seguir a chamada de Deus nem sempre é fácil. Mas, para o Fábio, de 26 anos, e para a Jéssica, de 23 anos, foi a decisão mais importante das suas vidas. O casal, que serve na Assembleia de Deus de Évora, está a estudar Bíblia e Teologia para se prepararem para o ministério. Mas, como tudo começou?

A história deles começou em 2018, num retiro de jovens em Quiaios, na Figueira da Foz. A Jéssica, que morava em Odemira, foi acompanhar o pai, que era o pastor convidado. O Fábio, que vivia em Miranda do Corvo, também estava lá. Foi assim que se conheceram e, depois de algum tempo, começaram a namorar até que, em 2021, casaram e começaram a dar passos firmes para seguir os passos seguintes do plano de Deus.

CHAMADOS PARA ALGO MAIOR
Desde pequenos, os dois cresceram na Igreja. “Sempre gostei de servir, não importava a área”, conta-nos o Fábio. Na adolescência, ele percebeu que Deus tinha algo especial para a sua vida. A Jéssica, por outro lado, achava que qualquer cristão deveria servir, independentemente da profissão. Mas, em 2016, num congresso com o tema “Como ouvirão?”, Deus falou ao seu coração e confirmou a sua vocação ministerial. “Eu disse: ‘SIM!’, e, desde então, Deus tem confirmado o Seu plano para mim”, partilha ela.

Entre 2022 e 2023, o casal percebeu que era hora de dar um passo de fé e dedicar-se a 100% aos estudos no MEIBAD. “Orámos muito e pedimos confirmação”, diz-nos o Fábio. Ele entrou em 2023, e a Jéssica planeava esperar mais um ano. Mas, Deus surpreendeu-a, e ela conseguiu ingressar mais cedo do que imaginava!

DESAFIOS E APRENDIZAGENS
A vida no MEIBAD não é só estudo – é transformação! “Aqui, não aprendemos apenas sobre a Bíblia, mas também sobre nós mesmos”, contam-nos eles. O ritmo é intenso: aulas, oração, cultos e intercessão pelo futuro ministério. Além disso, convivem com outros jovens que têm a mesma chamada, o que torna tudo ainda mais especial. “O nosso caráter é moldado todos os dias para sermos mais parecidos com Cristo. Ser moldado por Deus pode ser difícil, mas é essencial”, afirmam-nos eles.

Um dos momentos mais difíceis foi quando tiveram de ficar separados no primeiro ano do Fábio. Ele começou a estudar, mas a Jéssica teve de continuar a trabalhar para ajudar nas despesas. “Só nos víamos aos fins de semana”, recordam eles. Foi um tempo difícil, mas Deus abriu portas! A Assembleia de Deus de Évora convidou-os para servirem na igreja e, com isso, a Jéssica conseguiu vir estudar para o MEIBAD mais cedo. “Foi uma resposta clara de Deus”, dizem-nos eles, com convicção.

O FUTURO ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS!
Agora, os dois estão a aprender e a preparar-se para o que Deus tem para eles. “Saber que estamos no centro da vontade de Deus dá-nos paz”, partilham eles. O sonho deles? Servir em missões e serem usados para transformarem vidas!

Para ti que tens a convicção que Deus também te está a chamar, o casal deixa um conselho precioso: “Orem, leiam a Bíblia, jejuem e esperem em Deus. Ele responde sempre. O mais importante não é ter pressa, mas confiar. Deus não chama os capacitados, mas Ele capacita os chamados!”

Com uma caminhada marcada pela oração, fé e perseverança, o Fábio e a Jéssica são, para nós, um exemplo de que quando Deus chama Ele também capacita e abre portas. A história deles continua a ser escrita, e o futuro está nas mãos Daquele que os chamou. O testemunho deste casal pode inspirar-te a confiares que Deus tem um plano para ti, mesmo quando tudo parece incerto!

Ivo Oliveira
Assessor Direção Novas de Alegria