Se és como eu, deves dar por ti a queixar-te de que não tens tempo para nada! Parece que andamos numa correria e que tudo nos rouba tempo, especialmente tempo que devíamos dedicar a Deus, ao nosso descanso e a fazer coisas importantes para nós. O que não faz muito sentido… até porque a Bíblia nos diz que há tempo para tudo (Eclesiastes 3:1-8).
Resolvi, por isso, investigar o que me anda a consumir assim tanto tempo e… surpresa! Descobri que o Instagram me roubava cerca de 2 a 3 horas por dia. No início não queria acreditar, mas depois de pensar bem no assunto (e enquanto pensava, ter agarrado o telemóvel umas 5 vezes), percebi que é muito fácil dar uma espreitadela nas redes sociais e perder o foco do que se está a fazer. Mas porque será?
A verdade é que vivemos numa sociedade que nos incute a necessidade de estar sempre ligados à internet, especialmente às nossas redes sociais. Mesmo quando pensamos que é só por um bocadinho, damos por nós a perder horas online e, por vezes, perdemos a noção do que está à nossa volta. Já aconteceu contigo? Provavelmente sim!
E, pelos vistos, isto é muito fácil de acontecer. Segundo alguns artigos, o tempo que passamos nas redes sociais produz uma sensação momentânea de prazer que nos faz querer ficar cada vez mais tempo online. Semelhante à sensação de comer fast-food ou ao efeito provocado por drogas! No entanto, não é por estas coisas nos darem prazer e nos fazerem querer mais, que significa que elas sejam boas para nós. Tal como o McDonalds, as redes sociais são altamente viciantes e devem ser consumidas sabiamente!
É muito fácil considerar que comer fast-food não é saudável, mas passar o dia no Instagram é muito mais difícil de controlar. Isto deve-se ao valor que as pessoas atribuem às redes sociais. É difícil definir prioridades, quando as pessoas à nossa volta acham que o mundo virtual é mais importante do que a realidade. Contudo, Jesus esclarece bem qual deve ser a nossa prioridade “Ama o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento.’ Este é o primeiro e o maior dos mandamentos.” (Mateus 22:37-38).
Amar a Deus deve ser a nossa prioridade todos os dias! Então podemos dizer que o nosso tempo online é um reflexo da importância de Deus na nossa vida. Será que, para nós, as redes sociais estão a ser mais prioritárias do que Deus? Quando o nosso foco principal é Deus e a nossa relação com Ele, torna-se muito mais fácil colocá-Lo como prioridade na nossa vida.
O ator Denzel Washington, numa entrevista, aconselhou a reservar a primeira meia hora do nosso dia para estarmos em completo silêncio e a darmos graças, sem pegar no telemóvel ou no computador. Tal como ele, deixo-te algumas dicas que me têm ajudado a definir as minhas prioridades:
- Dedica a Deus os teus primeiros pensamentos do dia.
Antes de saíres da cama ou de casa, dedica alguns minutos a agradecer a Deus por mais um dia de vida. Deus não está à espera de uma grande oração quando acordas, mas fica feliz quando O colocas em primeiro lugar.
- Dedica a Deus os teus pensamentos, quando estás sozinho.
Enquanto estás na fila do refeitório ou à espera do autocarro, preenches esse tempo de que forma? Facilmente pegas no telemóvel, certo? Mas a Bíblia ensina-nos que devemos ocupar o nosso pensamento “nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra” (Colossenses 3:1-4, ARC). Não sei se acontece contigo, mas os meus maiores desabafos com Deus acontecem quando estou sozinha. Então, considera cada momento como uma oportunidade de conversar com Ele. Mesmo só em pensamento, Ele entende “Senhor, tu tens-me examinado, e conheces-me. Sabes tudo o que faço, mesmo as coisas mais simples como o sentar-me e o levantar-me. Nenhum dos meus pensamentos te escapa” (Salmo 139:1-2).
- Dedica a Deus os teus últimos pensamentos do dia.
Acaba o dia como começaste, a falar com Deus. Ele é o Alfa e o Ómega, o princípio e o fim (Apocalipse 22:13), então que Ele seja isso mesmo na nossa vida.
É claro que nós devemos ter o nosso tempo dedicado à oração, como está escrito “Tu, porém, quando quiseres fazer oração, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai (…)” (Mateus 6:6, BPT), mas isso não significa que tenhas de desligar de Deus durante o resto do dia, muito menos dar prioridade a outras coisas.
Agora, pergunto-te: estão as redes sociais a tomar o lugar de Deus na tua vida? São a primeira coisa que procuras de manhã? Ou a última coisa que vês ao deitar? E que conteúdos vês? Será que são conteúdos que agradam a Deus? Será que te aproximam Dele? Será que melhoram o teu relacionamento com Jesus? Ou será o oposto?
Paulo aconselha: “Prestem, portanto, muita atenção à maneira como se comportam. Não se comportem como insensatos, mas como sábios. Aproveitem bem o tempo, porque os dias que correm são maus.” (Efésios 5:15-16, BPT). Lembra-te, Deus deseja muito que estejas ligado a Ele, por isso, desliga-te do mundo online e liga-te à realidade, a quem realmente importa: Deus!
“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” (Jeremias 33:3, ARC)
Inês Ouro
Coordenação Design
Equipa BSteen