Aposto que já ouviste esta frase alguma vez na tua vida! Normalmente era utilizada na aula de Educação Física quando, no meio daquele interminável exercício de “vai e vem”, estávamos quase a querer desistir. Mas será que, à luz da Bíblia, é mesmo assim?
Voltemos ao início de tudo – Génesis! "Então Deus disse: 'Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações!'" (Génesis 1.14, NTLH); "No sétimo dia Deus terminou todo o seu trabalho e descansou. Ele abençoou o sétimo dia e o separou como um dia santo, pois nesse dia ele descansou de todo o seu trabalho de criação." (Génesis 2:2-3, NTLH).
Deus criou um mundo perfeito, em que todos os pormenores se interligam com uma perfeição inexplicável. No meio de tudo isto, Deus criou um padrão: uma semana de sete dias. Deus poderia ter criado um mundo sem ritmo, sem semanas, sem dia e noite, sem meses, mas na sua sabedoria Deus que é Deus, que sabe o quanto nós somos finitos, mostrou-nos o padrão que Ele próprio criou para a nossa vida e exemplificou-o – Ele descansou.
Quando nos recusamos a descansar, estamos a recusar a sabedoria que veio da parte de Deus. Recusamo-nos a seguir o Seu plano, dando o primeiro lugar ao nosso entendimento do que realmente (achamos nós!) é melhor para nós. Ao mesmo tempo, não estamos a deixar aprofundar a nossa fé Nele, estamos a deixar que o nosso ímpeto para ter tudo sob controlo se sobreponha à certeza de que Deus irá cuidar da nossa vida e de tudo o que nós achamos que estamos a “proteger” ao não descansar. Quando descansamos, estamos a reconhecer que a nossa força vem Dele e que podemos descansar na Sua provisão, mesmo nas estações mais agitadas da vida. O descanso, torna-se uma preparação para trabalhar de forma mais eficaz e generosa, refletindo a glória de Deus em tudo o que fazemos. O descanso não nos impede de servir aos outros - pelo contrário - prepara-nos para sermos mais produtivos e com um coração mais bondoso e aberto ao serviço.
Além deste descanso, Jesus, em Mateus 11:28-29, convida-nos a encontrar o verdadeiro descanso Nele: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei (…) e encontrareis descanso para as vossas almas.” (ARC) Jesus oferece-nos descanso para a alma, algo que é mais profundo que o cansaço diário, Ele oferece-nos Paz verdadeira. Jesus mostra-nos que os cansados e sobrecarregados não têm mais que olhar para um dia da semana para encontrar o verdadeiro descanso da sua alma, mas para uma pessoa – Jesus. Esse descanso não significa que as dificuldades da vida desaparecerão, mas que, em Jesus, as nossas aflições se tornam leves e momentâneas.
Deus criou um mandamento específico para o descanso (Êxodo 20:8-11) não como um fardo, mas como uma bênção. O descanso é parte do Seu plano para as nossas vidas, uma pausa necessária para refletirmos sobre o Seu propósito e cuidarmos da nossa saúde física, mental e espiritual. O descanso é um mandamento, mas também é uma oportunidade de nos aproximarmos mais de Deus e reconhecer que, em tudo, Ele é suficiente.
Érica Veiga Marques
Liderança Juvenil
AD Mafra