Além das Aparências

 

Este é um casting para a escolha do melhor rei de todos os tempos! E tu, meu amigo, foste escolhido para fazeres parte do júri! Temos apenas dois candidatos.


Em primeiro lugar: o filho de um homem valoroso e forte, um jovem bem parecido, o mais alto de todos os jovens e com o apoio de toda a sua nação! Recebam com um forte aplauso, o magnífico Saul!


Em segundo lugar: o filho mais novo, esquecido pelo pai, rejeitado pelos seus sete irmãos, um simples pastor, tocador de harpa e que a única arma que sabe manejar é a funda, o humilde David! Agora, cabe ao jurado escolher qual dos dois o melhor!


Peço ao júri que não se deixe iludir pelas aparências, porque eu sei o final desta história, e dos dois, aquele que se sai melhor é mesmo o David.

Sabes porquê? Porque Saul foi escolhido pelos homens, mas David foi escolhido por Deus. Porque Saul confiou no seu poder, mas David confiou no poder de Deus. Porque Saul vestido com a sua armadura elegante, se acobardou diante do gigante Golias que afrontava o seu exército, mas David vestido de pastor e com a sua funda, derrotou o gigante, porque se encheu de coragem e foi lutar em nome de Deus. 


O ser humano faz escolhas com base na aparência. Os nossos cinco sentidos levam-nos a escolher com base naquilo que vemos, ouvimos, cheiramos, tocamos e saboreamos. Vivemos num mundo físico governado pelas leis da física e quase sempre aquilo que é aparente interfere no momento de fazermos uma escolha. No entanto, Deus vê para além das aparências! Deus ama-te e olha para o teu coração!


Talvez algumas pessoas tenham olhado para a tua aparência e te tenham rejeitado. Ou talvez tu tenhas olhado para a aparência de uma pessoa e a tenhas rejeitado. O desafio de Deus para ti é que comeces a olhar com os olhos espirituais, e que, em vez de olhares para a tua aparência ou para a aparência de outra pessoa, olhes para o coração!


Receio que, se Deus olhasse apenas para a aparência, nós estaríamos condenados ao fracasso e à morte. Mas porque Deus olhou para o Seu próprio coração, enviou Jesus ao mundo para morrer no nosso lugar. Como David, Jesus veio de uma família humilde e aparentemente ninguém dava nada por Ele. Ainda assim, Jesus, o Grande Pastor, foi até ao fim para vencer o grande gigante de que todos têm medo - a morte. Agora, todos podem receber o prémio dessa vitória, a vida eterna no Reino de Deus! Aquilo que é aparente e físico é substituído por aquilo que é real e eterno. 


O Reino de Deus é governado pela Palavra de Deus que gera em nós um outro sentido, a fé! A fé faz-nos ver o coração das pessoas e faz-nos acreditar que cada pessoa tem o potencial para vencer o maior dos gigantes, sempre, em nome de Jesus!


Ivo Mateus

Soure (Missão AD Coimbra)