O segredo da Pureza

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.” (Mateus 5:8, ARA).


A pureza do nosso coração é algo que agrada a Deus e ajuda-nos a aproximarmo-nos Dele. Creio que esse é o nosso objetivo.


A pureza não é só uma questão de aparência ou comportamento. Jesus ensina-nos que tudo começa no coração. Não adianta fingir ser puro por fora se o nosso interior está cheio de desejos errados, orgulho, inveja ou impureza. A verdadeira pureza começa dentro e é isso que transforma as nossas atitudes.


O CORAÇÃO COMO RAIZ DAS AÇÕES

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23, ARA)


O coração é como a raiz de uma árvore. Se a raiz estiver saudável, os frutos também serão bons. Mas se o coração estiver contaminado, mais cedo ou mais tarde as nossas ações também estarão.

Por isso, ser puro de coração não significa ser perfeito, mas sim ter um coração sincero diante de Deus, estar disposto a agradá-Lo, a dizer “não” ao pecado e “sim” ao que é bom e vem de Deus.


Um dos meus personagens bíblicos favoritos para falar sobre este tema é José. José, quando era jovem, enfrentou uma das maiores tentações registadas na Bíblia. A esposa de Potifar tentou seduzi-lo, e ele estava longe de casa, sem ninguém a observá-lo. Mas José tinha um coração puro e decidiu fugir do pecado. A sua resposta foi clara: “(…) como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Génesis 39:9b, ARA).


Ele resistiu, não por ter regras rígidas, mas porque tinha um relacionamento verdadeiro com Deus. Ele sabia quem era e a quem pertencia.


COMO DESENVOLVER A PUREZA HOJE

Num mundo onde tudo é tão exposto, onde as redes sociais, séries, filmes e músicas muitas vezes promovem o oposto da pureza, como manter o coração limpo?


Estamos todos neste processo de aprendizagem e dentro deste tema poderemos sempre aprofundar mais, mas deixo aqui algumas diretrizes que te poderão ajudar, assim como me têm ajudado a mim.

  1. Alimenta-te da Palavra - O salmista disse: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11, ARA) A Bíblia fortalece-nos interiormente.
  2. Ora com sinceridade - Não escondas nada de Deus. Fala com Ele sobre as tuas lutas e tentações.
  3. Escolhe bem as tuas companhias - “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33, ARA) Andar com quem também busca a pureza, ajuda muito.
  4. Foge do que te faz cair - Se for uma aplicação no telemóvel, um lugar, um hobby, até mesmo algumas pessoas, afasta-te disso.

A pureza não é uma meta inalcançável, nem um fardo pesado. É um estilo de vida que nasce de um coração rendido a Deus. Quanto mais deixamos Deus purificar o nosso interior, mais as nossas ações refletirão essa transformação.


Ser puro de coração é diariamente fixar os nossos olhos em Jesus. E quem vive assim, caminha de forma diferente: mais leve, mais livre, mais feliz.


Daniel Pinheiro

Pastor – AD Águeda