Que pesadelo!

Bem… eu sei… não queremos falar disto, mas tem de ser… As férias estão a acabar e as aulas estão quase, quase a chegar.

Não sei com foi o teu verão… se as férias foram divertidas, se estiveste com os primos que não vias desde o Natal, se foste a algum retiro, se passaste os dias a aproveitar o sol e a praia, ou se fizeste outra coisa qualquer. 


Ainda está calor, mas setembro chegou. Está na hora de fechar um capítulo e começar outro. Pergunta: gostas da escola ou, para ti, é um pesadelo? Bem, a 25 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Sonho – não é piada!


Como é que podes olhar para a escola menos como um pesadelo e mais como um sonho? Aqui vai…


1 - MUDAR DE PERSPETIVA

Como filho ou filha de Deus precisas olhar para a tua vida na Sua perspetiva. 


Olha só o que o nosso mano Paulo escreveu: “Não façam nada motivados por despique, nem por interesses pessoais, mas sejam humildes: que cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não pensem unicamente nos vossos interesses, mas procurem também aquilo que interessa aos outros.

Que haja em vocês a mesma atitude que houve em Cristo Jesus. Sendo por natureza Deus, no entanto, não reivindicou para si o ser igual a Deus, mas desfez-se das suas regalias próprias, assumindo a forma de um escravo e a semelhança humana. E, encontrando-se nessa condição, humilhou-se a ponto de se sujeitar voluntariamente à morte; não a uma morte vulgar, mas à morte da cruz.” (Filipenses 2:3-8, sublinhado da autora)


Uma das primeiras coisas que deves fazer (na tua vida, incluindo na escola), que o nosso mano Paulo nos alerta para fazer, é… 


2 – PENSAR NOS OUTROS

Quantos dos teus colegas conhecem Jesus? Quantos dos teus amigos têm problemas na família, têm algum tipo de vício? Quantos dos teus professores andam tristes e cansados? 


Ora pelos teus colegas – pela sua salvação, pelos seus problemas, pelas suas vidas. Ora pelos teus professores. Sê amável e compreensivo com todos – professores, auxiliares, colegas. 


Mas orar e ser simpático não basta…


3 – REFLETE JESUS NA ESCOLA

Além de orares e seres compreensivo, Deus quer mais de ti. Lembra-te do que Jesus disse: “Vocês são o sal da Terra. Se o sal perder o seu sabor como o recuperará? Será lançado fora e espezinhado como coisa sem valor. Vocês são a luz do mundo. Toda a gente vê uma cidade construída no topo dum monte. Não se acende uma lâmpada para ser colocada debaixo duma caixa, mas num candeeiro, para dar luz a todos quantos estão na casa. 16Deste modo, não ocultem a vossa luz; deixem que ela brilhe diante de todos. Que as vossas boas obras brilhem também para serem vistas por todos, de tal maneira que glorifiquem o vosso Pai celestial.” (Mateus 5:13-16)


Deves fazer a diferença pela tua forma de falar e agir, refletindo Jesus na escola. Ajuda alguém que tem dificuldade numa disciplina que dominas. Aproxima-te daqueles que não têm amigos porque não são populares, são mais introvertidos… ou não falam português. Fala de Jesus aos teus amigos com as tuas atitudes e palavras. Junta-te a outros cristãos e orem pela escola… também na escola. Falem com a professora ou o professor de EMRE (se ainda não estás inscrito ainda vais a tempo) e pensem em fazer algo que tenha impacto na comunidade escolar, que demonstre amor e compaixão. 


Não olhes para a escola como um pesadelo, uma seca, uma obrigação, mas como uma oportunidade de servires os outros, como Jesus te serviu a ti, dando a Sua vida no teu e no meu lugar.


Estou contigo!


Ana R. Rosa

Bis Sister e Diretora da BSteen