O Livro de Provérbios descomplicado

Sabes o que são Provérbios? E do que fala o Livro de Provérbios, na Bíblia? A Isabel Guimarães explica-te tudo! (N. da R.)


Provérbios são afirmações curtas, retiradas da vida diária e usadas como modelos práticos para uma vida bem-sucedida – como Deus quer que vivas! O autor deste livro é Salomão, filho de David, o terceiro rei de Israel. Deus disse a Salomão que lhe daria tudo o que ele pedisse, e Salomão pediu um coração sábio (1 Reis 3:5-14). Deus agradou-se do pedido feito e fez de Salomão um homem sábio, assim como lhe deu grandes riquezas e poder, e um reinado de paz. Salomão contruiu o Templo de Jerusalém (1 Reis 6) e escreveu cerca de 000 provérbios e 1005 cânticos. Salomão é considerado o principal autor do Livro de Provérbios. 


Este livro não foi escrito ao acaso. Os objetivos principais do livro de Provérbios são: 1. Promover a sabedoria, o entendimento e a disciplina (1:2-3); 2. Incentivar as pessoas a fazer o que é certo, justo e reto (1:3); 3. Dar sabedoria aos ignorantes (1:4); 4. Ensinar os jovens a discernir o que é sábio (1:4); 5. Ajudar o sábio a ser mais sábio (1:5-6). E também que homens e mulheres possam conhecer a sabedoria e permitir que ela governe a sua vida.


A palavra que mais se repete no livro de Provérbios é sabedoria. No sentido espiritual, sabedoria está relacionada com a pessoa que vive de acordo com os princípios de Deus, aplicando o conhecimento de Deus de forma refletida e bem-sucedida. Outras duas palavras que encontramos várias vezes neste livro, são prudência e temor. Prudência ou cautela é um alerta para não ser enganado, isto é, ter cuidado para evitar o que é mau. Uma outra palavra que surge muitas vezes é temor. Temor no livro de Provérbios é entendido como obediência reverente manifestada com espírito submisso – é saberes e fazeres o que Deus quer. Isto significa respeitá-Lo, honrá-Lo e obedecer-Lhe. A fonte da sabedoria é Deus e exclusivamente Ele.


“Embora todo o livro de Provérbios contenha uma variedade de contrastes, o contraste entre a vida do sábio e a do insensato é repetidamente enfatizado: “Por um lado, há aqueles que rejeitam as leis de Deus e se recusam a manter a sua aliança. Provérbios designa esses indivíduos como tolos e as suas opções de vida como loucura. Por outro lado, aqueles que mantêm cuidadosamente o seu relacionamento com Deus e seguem os seus caminhos são chamados de sábios e suas vidas são caracterizadas pela sabedoria.” (Adams & Vários Autores, 2010)


Os principais temas do livro são: 1. O segredo de uma vida feliz, significativa e

eficaz é encontrando na sabedoria e na aplicação prática dos seus princípios;

2. A sabedoria vem apenas de conhecer e confessar a Deus como a sua

origem; portanto, 3. A pessoa deve buscar a Deus com todo o seu ser, a fim de

ser sábia e aproveitar os benefícios da sabedoria. (Adams & Vários Autores, 2010)


O livro pode ser dividido em 6 grandes secções onde podes aprender acerca de temas importantes para a tua vida:


  1. Palavras de Sabedoria para os jovens (1:8 a 9:18) – nesta secção percebemos que há alguém mais velho, mais sábio, pai, que está a ensinar o seu filho. Os conselhos do pai vão no sentido de que o seu filho possa viver uma vida adequada, assim como conselhos sobre a pureza sexual e a imoralidade sexual;


  1. Coleção Principal dos Provérbios de sabedoria de Salomão: sabedoria e loucura (10:1 – 22:16) – nos provérbios é abordada a soberania de Deus, para além de muitos outros temas como por exemplo, a pobreza e a riqueza, a autodisciplina, disciplina na educação, a doença e o sofrimento, entre outros. Estes assuntos são, por norma, tratados de forma antitética, ou seja, opostos: «O filho sábio alegra o seu pai, mas o filho insensato é a tristeza da mãe.» (10:1);


  1. Os ditados do Sábio (22:17 – 24:34) – esta secção abrange uma série de conselhos e advertências de outros sábios além de Salomão. É usada frequentemente a frase “não faças” como forma de alerta, tais como, invejar os pecadores (23:17; 24:1) ou a alegria pela queda dos ímpios (24:17). Contudo, também tratam de ações sábias, como confiar em Deus (22:19), mostrar respeito pela autoridade (24:21) e trabalhar arduamente (24:30-34);


  1. Provérbios de sabedoria de Salomão registados pelos escribas de Ezequiel (25:1 - 29:27) - esta secção inclui declarações sobre “prioridades adequadas” e “O destino do preguiçoso”. Este conjunto de provérbios tinha como finalidade levar a nação de Israel a uma reforma espiritual. Nesta secção também encontramos provérbios sobre o relacionamento interpessoal (25:1 – 26:28);


  1. Provérbios de sabedoria de Agur e Lemuel (30:1 – 31:9) – Agur reconhece que não tem grande sabedoria e entendimento, mas busca em Deus a sabedoria e apela para que seja livre do engano (30:1-4; 30:8-9). Ele aprendeu muito enquanto observava a criação, assim como a vida humana e a sua interação (30:10-33). Lemuel relata os princípios e ensinamentos que advém da sua mãe, no que respeita a ser rei e as suas responsabilidades. Os seus provérbios estimulam os líderes a protegerem-se, especialmente, contra a imoralidade sexual e a embriaguez (31:1-7);


  1. A mulher virtuosa (31:10-31) – nesta secção de conclusão do livro é destacada a virtude e a beleza interior de uma mulher que honra a Deus. A mulher virtuosa é um dom maravilhoso de Deus. A família é assunto central no livro de Provérbios.


CONCLUSÃO

O livro de Provérbios é centrado em Deus – o Seu carácter, obras e bênçãos – e mostra como viver num relacionamento íntimo com Deus. 


A sabedoria referente aos relacionamentos não é afetada pelo tempo, do mesmo modo que, a natureza do pecado e da imprudência jamais mudam.


Isabel Guimarães

Professora ED

AD Suíça


Bibliografia Adams, J. W., & Vários Autores. (2010). Panorama do Antigo Testamento. Global University.. Junior, T. D. (2015). Bíblia de estudo cronológica: Aplicação pessoal. CPAD.