Uma imagem linda de fundo com a frase “Deus vai realizar os teus sonhos” e depois por baixo lê-se Salmo 37:4. Será?
Este tipo de frases e afirmações que, desta ou de outras maneiras, circulam nas redes sociais, e apresentam Deus como uma espécie de génio da lâmpada, mas com desejos ilimitados. E porque é que isto acontece?
A ideia de que Deus existe para satisfazer o nosso “eu” é baseada numa interpretação errada de pelo menos dois textos bíblicos: “Alegra-te no Senhor e ele te dará o que deseja o teu coração.” (Salmo 37:4); “Posso todas as coisas, naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13, ARC). Isolados, estes textos parecem ser uma promessa de que podemos ter/fazer tudo porque temos Deus. Mas… e no seu contexto?
Podias (e podes!) ler todo o capítulo 4 da Carta de Paulo aos Filipenses, mas lê apenas os versículos 12 a 14: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas, naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.” (ARC)
Leste o contexto? Paulo está a dizer aos manos em Filipos que ele consegue passar/suportar todo o tipo de situações com Deus como a fonte e base da sua força, mas também fala da importância da ajuda mútua entre irmãos. Gosto da tradução O Livro deste versículo, pois ajuda a interpretar de forma mais assertiva: “Posso suportar todas as coisas com a ajuda de Cristo, que é a fonte da minha força.”
E vamos continuar…. “Não te irrites por causa dos maus, não tenhas inveja dos que praticam a maldade. Porque em breve serão cortados como a erva; murcharão e ficarão sem vida. Mas tu, confia no Senhor e faz o bem; viverás seguro na Terra e terás o teu alimento garantido. Alegra-te no Senhor e ele te dará o que deseja o teu coração. Entrega ao Senhor tudo o que fizeres; confia nele e ele te ajudará em tudo. Tornará evidente a tua inocência perante toda a gente, tal como a luz do dia que todos veem. A tua justiça brilhará como o Sol em pleno dia.” (Salmo 37:1-6)
O salmista faz uma comparação entre aqueles que praticam a maldade e aqueles que confiam e obedecem a Deus. O desejo do coração tem a ver com a prova da inocência da pessoa para quem o salmista está a falar, mas sempre com Deus no controlo da situação... Nunca um livre-trânsito para a realização de desejos pessoais genérico.
Pensar que Deus é como o génio da lâmpada para fazer o que queremos é totalmente contrário ao que a Bíblia diz no seu contexto. Contraria o primeiro e segundo mandamentos, colocando o 'eu' e não Deus no trono.... Mas há mais textos (destaques da autora) ...
“Nós podemos fazer os nossos próprios planos, mas o Senhor tem a última palavra.” (Provérbios 16:1)
“Então disse [Jesus] a todos: Se alguém quiser ser meu seguidor, tem de esquecer-se de si próprio, tomar a sua cruz todos os dias e seguir-me.” (Lucas 9:23)
“E assim, irmãos, peço-vos, através do amor de Deus, que entreguem as vossas vidas a Deus. Que elas sejam como que um sacrifício vivo e santo, o tipo de sacrifício que ele aceitará. Quando pensamos em tudo o que fez por nós, será pedir muito? Não se conformem com os padrões e costumes deste mundo, mas sejam pessoas diferentes, através da renovação da vossa maneira de pensar. Dessa forma conhecerão o que Deus deseja que façam e verão como a sua vontade é realmente boa, agradável e perfeita.” (Romanos 12:1-2)
“Não pensem unicamente nos vossos interesses, mas procurem também aquilo que interessa aos outros. Que haja em vocês a mesma atitude que houve em Cristo Jesus. Sendo por natureza Deus, no entanto, não reivindicou para si o ser igual a Deus, mas desfez-se das suas regalias próprias, assumindo a forma de um escravo e a semelhança humana. E, encontrando-se nessa condição, humilhou-se a ponto de se sujeitar voluntariamente à morte; não a uma morte vulgar, mas à morte da cruz.” (Filipenses 2:4-8)
Como alguém disse 'um texto fora do contexto gera um pretexto.' Originalmente não havia divisão em capítulos e versículos. Ou seja, cada frase é para ser lida dentro do seu contexto para uma melhor compreensão daquilo que o autor estava a transmitir. E quando estamos a citar um texto isolado é bom que o façamos tendo em conta esse contexto e não aquilo que achamos que quer dizer…
Não é Deus que tem de se curvar aos nossos desejos e sonhos, mas somos nós que precisamos de Lhe entregar tudo o que somos e temos, vivendo para a Sua glória, e reconhecendo que Ele cuida de nós, dando-nos o necessário (Mateus 6:33-34) porque Ele é um Deus acima dos nossos desejos humanos e sonhos mesquinhos… Ele é!
Ana R. Rosa
Big Sister e Diretora da BSteen