Escolhe a tua língua

A alta velocidade… ou nem por isso?

Tu não foste chamado para velocidade, foste chamado para viver o normal, de forma extraordinária. Se nem Jesus viveu a correr… e olha que Ele tinha um mundo inteiro para salvar…


O tempo é uma das maiores dádivas que Deus nos deu. Cada dia é um novo começo, uma expressão da Sua graça e amor. Todos temos o mesmo número de horas, mas um grande segredo é como saber usá-las e como preenchemos o nosso dia, isso revela o que realmente tem ocupado o nosso coração. “E, sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele depende tudo na vida.” (Provérbios 4:23)


Por vezes, já nos habituámos a responder que a vida está uma correria, mas aquilo que temos de refletir é: mas estou a correr para onde? De quem? Há pessoas que nem estão a correr, mas aprenderam a dizer que estão, só porque parece bonito, parece útil, parece importante, mas na verdade isso não é um troféu.


Pressa não é sinónimo de propósito. Jesus não correu nem para ressuscitar Lázaro. Em João 11:15, Jesus por não ter estado presente no momento em que Lázaro morreu, deu aos discípulos uma nova oportunidade de fortalecerem a fé deles. No meio de tantas coisas e escolhas para usarmos o nosso tempo, existem alturas em que a melhor opção é esperar.


Nós por vezes “corremos” tanto, mas esquecemo-nos de orar, pela nossa família, pelos nossos amigos, esquecemo-nos de ser igreja… Parece que viver cansado é um estilo de vida e não deveria ser assim. Tudo isso se deve a como gastamos o nosso tempo. Quem vive a correr, passa pelo que mais importa! Viver a vida na velocidade 2x não vale a pena!


Estamos a contar os anos, mas esquecemo-nos de contar os dias, a Bíblia diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que os nossos corações se encham de sabedoria.” (Salmo 90:12) Temos de parar de contar compromissos, crises e seguidores nas redes sociais.


Por isso, devemos perguntar: no que é que tenho investido o meu tempo? Tenho usado as minhas horas para amar, servir, crescer e perdoar? Tenho separado um tempo para descansar e agradecer na presença do Pai? Cada resposta reflete onde está o nosso “tesouro” (Mateus 6:21).


Perceber como aproveitar o nosso tempo, é muito mais do que gerir cada minuto. É viver cada instante como um presente de Deus. Assim, se O colocarmos no centro das nossas escolhas, o tempo será mais intencional e tornar-se-á eterno.


Pedro Francisco