Já alguma vez foste a uma gelataria e te deparaste com a dificuldade de escolher os sabores do teu gelado? Morango, chocolate, caramelo, melão, doce de leite, framboesa, pêssego, coco, pistácio … “Como é que é possível alguém conseguir escolher de entre tantos sabores?” - poderás pensar. Às tantas, o empregado da gelataria já está a olhar para ti com aquela cara de tédio, a fila atrás de ti só aumenta, e tu só querias um gelado para te refrescar num dia de calor. Por isso, acabas por escolher o mesmo de sempre: baunilha!
Este é um exemplo de como, por vezes, até as escolhas que parecem mais simples se podem tornar muito complicadas.
A nossa vida é feita de escolhas. Temos de escolher que área seguir no secundário, o curso que vamos fazer na faculdade, a pessoa com quem iremos casar… Por vezes, esta dificuldade em escolher faz-nos optar por algo com base na opinião/escolha dos outros, ou no que nos parece mais fácil. Por exemplo, podes pensar, como o meu primo fez ciências e tecnologias eu também vou escolher essa área, ou, como todas as minhas amigas estão a namorar, eu também o quero fazer (não importa com quem seja).
A opinião dos outros é importante, e é ótimo termos boas referências para nos ajudarem nas diversas etapas da nossa vida. Contudo, há decisões que são tão importantes que não podem ser tomadas de ânimo leve, só porque sim ou com base no “tanto faz”. Usando a metáfora “tosca” com que iniciei este texto, escolher o sabor a baunilha consiste em guiares a tua vida, desta forma, sem propósito.
Mas… sabes uma coisa? Há algo mais “saboroso” do que um gelado numa tarde de Verão, e há uma decisão bem mais importante do que as que eu referi acima. É viver uma vida ao lado Daquele que te criou e que enviou o Seu filho a este mundo por amor a ti. Este de quem te falo é o empregado da gelataria que olha para ti, pacientemente, esperando que escolhas o melhor sabor para o gelado, que é a tua vida. Ele chama-se Jesus - morreu numa cruz para pagar o castigo de todas as escolhas erradas que tu já fizeste e hoje convida-te para te aproximares Dele e viveres uma vida com Ele.
Este empregado da gelataria já nos mandou uma espécie de mensagem do WhatsApp (mas um pouco maior) que se chama Bíblia. Uma parte desta mensagem diz “Provem e vejam como o Senhor é bom; feliz o homem que nele confia!” (Salmo 34:9, BPT).
Então, convido-te a provar!
Raquel Gordilho
Comissão de jovens
AD Cacém
