Escolhe a tua língua

Urgências e Prioridades… como vais escolher?

Não sei se acontece contigo, mas um dos desafios que mais enfrentamos nos dias de hoje é a enorme quantidade de atividades que ocupam a maior parte do nosso dia e… a má gestão das mesmas em termos de tempo.


Estes dois problemas juntos alteram o nosso comportamento. Passamos a funcionar em “modo sobrevivência” e agimos conforme aquilo que achamos ser o mais importante. Mas… será que aquilo que consideramos muito importante ou muito urgente, o é verdadeiramente? Decidimos quais as nossas prioridades e urgências conforme a nossa opinião humana e não de acordo com a Palavra de Deus. 


Lembras-te do episódio em que Jesus vai visitar os Seus amigos em Betânia – neste caso, as amigas Marta e Maria (Lucas 10:38-42)? Penso que muitas vezes a ação de Marta é mal interpretada.  Foi ela quem convidou Jesus a entrar, foi quem os serviu. Ela agiu segundo o que considerou mais importante e mais urgente. Jesus entrou com os discípulos, eram muitas pessoas dentro de casa, era muito trabalho a fazer, ao ponto de Marta pedir a ajuda da irmã. Mas o que ela ouviu do Senhor Jesus, não era o que estava à espera: “(…) Marta, Marta, andas preocupada e agitada com tantas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada.” (Lucas 10:41-42, BPT)


Marta não está a ser repreendida, mas Jesus está a fazer um “apelo” à sua consciência para ela rever as prioridades, para pensar no que era mais importante. Jesus queria que Marta reorganizasse as suas prioridades. Por outro lado, quando Jesus chegou, Maria soube refletir e avaliar a situação. Ela escolheu a melhor parte: desfrutar da presença e dos ensinos de Jesus. Ela aproveitou a oportunidade e mostrou através da sua atitude que sabia o que realmente era prioritário. Marta, por exagerar na “hospitalidade”, ao querer oferecer tudo o que tinha de melhor, ficou sobrecarregada e distraída. Por causa disso, não aproveitou a presença de Jesus e dos restantes convidados. Numa tentativa de servir Jesus ela não entendeu a que ponto estava cansada; absorvida pela quantidade de atividades, não pôde aproveitar a presença de Jesus em sua casa. 


Sabes, isso também acontece connosco. Temos tantas atividades, queremos fazer tudo e mais alguma coisa e esquecemos o que é mais importante. Maria soube gerir o tempo, as prioridades, de forma a escolher corretamente o que era mais importante naquele momento. Soube escolher o que fazer naquele momento. Da mesma forma, quando aprendemos a gerir o nosso tempo, as nossas atividades, não segundo a nossa vontade, mas sim segundo os princípios bíblicos, poderemos desfrutar mais da presença de Deus e das bênçãos que Ele nos dá. 


Marta e Maria tornam-se, assim, exemplos da importância de gerirmos corretamente o nosso tempo, as nossas atividades, as nossas prioridades. Marta não estava a dar prioridade a Jesus, mas sim ao serviço a Jesus. Por seu lado, Maria deu prioridade a Jesus e desfrutou da Sua presença. Como cristãos precisamos aprender a reavaliar continuamente a ordem das nossas prioridades e o modo como gerimos o nosso tempo, para podermos escolher a melhor parte e desfrutar da presença e das bênçãos que o Senhor nos quer dar – a nós que somos Seus filhos. 


“Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37, ARC) As nossas prioridades devem ser geridas por este princípio que não é uma opção, mas é um mandamento. Tal como Maria, precisamos de escolher a “melhor parte”. E segundo a Bíblia, que é a Palavra de Deus, o mais importante é Deus e depois todas as outras coisas. Devemos refletir sobre aquilo em que estamos a colocar a maior parte da nossa atenção… Em Jesus ou nas redes sociais? Na Palavra ou nas séries? Na oração ou nos jogos online?


Deus deseja que hoje possas rever as tuas prioridades e organizar o teu tempo de forma a puderes ter um relacionamento próximo com Jesus, um relacionamento que desenvolve e que nos amadurece à medida que o tempo passa. Então, as palavras de Jesus ecoam pelo tempo até nós… Palavras em que nós também precisamos de refletir.  “(…) Marta, Marta, andas preocupada e agitada com tantas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada.” (Lucas 10:41-42, BPT) 


Pedro Coimbra Fernandes 

Pastor - Rio Maior (AD Caldas da Rainha)