A História diz-nos que o Cristianismo entrou na América Latina há séculos, através da Igreja Católica Romana. Mas há uma história que muita gente nesta região ainda não ouviu.
Atualmente, as pessoas que vivem nas regiões da América do Sul e América Central continuam, em grande parte, a não se deixar envolver por uma representação exata de Jesus. Muitas ainda precisam de saber que há mais do que aquilo que lhes foi contado. Há alguém em que podem acreditar para que a sua vida tenha sentido – precisam de ter um encontro verdadeiro com o seu Criador. Sabemos que Jesus é a prova viva de que Deus deseja ser o Pai eterno de que elas precisam.
Apesar de uma grande parte da população se identificar como cristã, muitos são cristãos nominais, pertencentes à Igreja Católica. Mesmo sabendo que muitos países têm uma elevada presença de evangélicos, ainda há grupos étnicos que precisam de ouvir falar de Jesus e de conhecer o Seu amor.
AGLOMERADOS URBANO - 82% das pessoas da América Latina e da zona das Caraíbas vivem em grandes aglomerações urbanas, esmagadas pelas incertezas da sobrevivência quotidiana e insensíveis às noções de fé e moralidade. São apáticos e impotentes para escapar ao ambiente em que têm de viver.
ETNIAS NÃO ALCANÇADAS - Cerca de 700 grupos étnicos não alcançados desta região vivem espiritualmente presos à feitiçaria, ao animismo e a rituais pagãos. Há gerações que estão amarradas pela opressão demoníaca e pelo medo, e a sua existência diária é marcada pela violência e pelo abuso.
GERAÇÃO EMERGENTE - Desiludidas, as gerações emergentes da América Latina e Caribe estão a afastar-se das religiões vazias e opressivas dos seus pais, optando pelo secularismo e até pela espiritualidade pagã. Estão desesperadas por acreditar que têm um lugar numa história maior do que elas próprias, mas procuram identidade e pertença em estilos de vida alternativos. Compreendemos que, neste mesmo momento em que Deus é revelado, a glória de Jesus, o Filho, é a mesma que a de Deus, o Pai.
Este mês damos destaque ao continente americano. Nas redes sociais da BSteen vais encontrar as principais estatísticas e temas de oração da América, e em especial do Canadá e do Paraguai.
Fonte: www.lacworldmissions.org (adaptado)