Descomplicar um assunto como a Trindade não é tarefa fácil. Parece quase matemática.
Para alguns, algo simples onde 1+1+1=1 parece uma equação para meninos, para outros, uma complexa equação sem solução que só os mais brilhantes génios conseguem resolver. Simplificação e inalcançável não me parecem os melhores sinónimos para definir a trindade, convicção sim. Passo a explicar:
Todos já vimos uma grande quantidade de exemplos para tentar explicar a trindade. A água, o ovo, o trevo e até o spinner. Por mais didático que tudo isto possa parecer, infelizmente ficaremos sempre aquém do real significado. Deus é único! Se todos estes exemplos são imperfeitos e falhos, como é que vamos descomplicar tudo isto? Com a Palavra de Deus, ainda é a melhor forma para conhecer Deus, inclusive, a Trindade. Trabalhoso? Sim. Moroso? Também. Recompensador? Sim, sim e sim!
Wayne Grudem define “trindade” da seguinte forma. “Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe um só Deus.” (Grudem, 1999, p. 165) Ou seja:
Deus é três pessoas distintas;
Cada pessoa é plenamente Deus;
Só existe um Deus.
O esquema que ele incluiu ainda é uma das melhores formas de explicarmos o que é a trindade às pessoas, jovens e também crianças.
É um caminho que leva o seu tempo, mas nada substitui o conhecimento que a Palavra de Deus nos dá do Seu autor. Ler, refletir e estudar. Ainda assim, vamos chegar à conclusão de que tudo não deixa de ser um mistério pela fé. Sabemos, no entanto, o suficiente, para descansar e crer num Deus que Se deu a conhecer como Ele é. Um Deus trino.
Ao olharmos para o Antigo e Novo Testamento, vamos ser guiados a esta maravilhosa conclusão. Precisamos de construir um enorme puzzle para que “esta imagem” se torne mais clara. Na Bíblia vamos ler alguns textos que, juntos, vão nos ajudar.
Deixo aqui um pequeno guia: (Pamplona, 2023, p. 22)
Textos que mostram Deus como um único Deus;
Textos que mostram a divindade do Pai, Filho e Espírito Santo como pessoas distintas;
Textos que mostram as relações trinitárias (entre as três pessoas);
Textos que mostram as três pessoas juntas com o mesmo status (Deus).
Vou deixar apenas um exemplo, para que depois possam continuar este trabalho de pesquisa por vocês mesmos.
“No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. (…) E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória (…) Torna insensível o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo.” (Isaías 6:1,3,10, ARA).
Isaías vai falar sobre o seu encontro com Deus. Um Deus que Se apresenta como o único Deus. Isaías relata a visão da glória de Deus. Deus revelou-Se a Israel como o único Deus. “Isto disse Isaías porque viu a glória dele e falou a seu respeito.” (João 12.41, ARA) Neste versículo, João cita o texto de Isaías e menciona que o profeta viu a glória de Jesus. A glória de Deus, Yahweh, o Deus de Israel é a mesma glória de Jesus. “E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse: Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis.” (Atos 28:25-26, ARA). Paulo neste texto, citando Isaías 6, mostra que o Espírito Santo falou com o profeta Isaías.
Deus é o único Deus, vemos isso de forma muito clara no Antigo Testamento, inclusive neste texto de Isaías. Observamos uma ação de três pessoas diferentes. Os três têm uma relação porque são conectados ao mesmo episódio em que Isaías vê Deus. Compreendemos que, neste mesmo momento onde Deus é revelado, a glória de Jesus, o Filho, é a mesma que a de Deus, o Pai. Paulo ao citar o mesmo texto de Isaías mostra que o Espírito Santo falou por intermédio do profeta.
É este o exemplo definitivo? Nem pouco mais ao menos. É apenas um de tantos outros. Espero, contudo, que com algumas destas dicas, possas conhecer um pouco mais sobre a Trindade, e esta tornar-se um pouco menos complicada.
Se quiseres aprender mais, recomendo para além da Palavra de Deus, três livros sobre o assunto:
1. Como Deus é um e três ao mesmo tempo?, Pedro Pamplona;
2. Conhecendo o Deus Trino, Tim Chester;
3. A Trindade, Robert Letham.
Samuel Guimarães
Pastor - AD Suíça
Bibliografia
Chester, T. (2016). Conhecendo o Deus Trino. São José dos Campos: Editora Fiel.
Grudem, W. (1999). Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova.
Letham, R. (2022). A Trindade: na escritura, história, teologia e adoração. São Paulo: Vida Nova.
Pamplona, P. (2023). Como Deus é um e três ao mesmo tempo? Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil.