Sem ser desmancha-prazeres para quem nunca viu o filme (já agora, procurem e vejam porque vale mesmo a pena!), a história é baseada no caso real e dramático de Michael Oher, um adolescente a viver em situação de sem-abrigo, filho de uma mãe toxicodependente, que se tornaria um campeão do futebol americano através da ajuda de uma família que o recebeu e acarinhou...
Neste mês de maio, em que se comemora o Dia Internacional da Família, esta história, baseada em pessoas e acontecimentos reais, faz-me lembrar o amor incondicional de Deus para com a Igreja. Pensem comigo…
AMOR, PONTO FINAL
“Um Sonho Possível” retrata o modo como aquela família amou o jovem Oher, sem esperar nada em troca… Deus ama-te. Ponto. Não importa como estás nem de onde vens.
“Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. Deus não mandou o seu Filho para condenar o mundo, mas para o salvar.!” (João 3:16-17)
Fomos criados para amar a Deus, mas algo correu mal no início da história da Humanidade (e continua a correr mal!). Desobedecemos a Deus em pensamento, palavras e atitudes… e isso tornou-se uma barreira entre nós e Ele. A nossa tendência para fazer aquilo que não agrada a Deus só consegue ser vencida com a Sua ajuda.
“Porque todos pecaram, tendo perdido o direito de acesso à glória de Deus. E pela sua graça, que não merecemos, nos declara justos, pela obra redentora de Jesus Cristo, sem nada pagarmos para dela beneficiarmos.” (Romanos 3:23-24)
MUDANÇA COMPLETA
Houve uma transformação na vida de Michael… A transformação que Deus faz em nós é muito mais ampla e tem efeitos na Eternidade… Quando compreendemos o amor de Deus e o facto de Ele ter enviado Jesus para pagar a nossa dívida, tomar o nosso lugar para que fosse feita justiça pela nossa desobediência a Deus, só podemos entregar-nos de alma e coração a Cristo. Ele não apenas perdoa os nossos pecados e garante uma vida eterna ao lado de Deus, mas também nos transforma em novas criaturas que O amam e Lhe obedecem.
“Na verdade Deus enviou Jesus Cristo para propiciação pelos nossos pecados, pela fé no sangue que Jesus derramou por nós. Deus mostrou a sua justiça ao redimir os pecados antigos. Ele agiu na sua paciência, a fim de mostrar a sua justiça nos tempos de hoje: ele é justo e justifica os que têm fé em Jesus.” (Romanos 3:25-26)
“Porque é pela graça que estão salvos, mediante a fé. E isto não é mérito vosso, é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie. Pois somos obra das suas mãos, criados em Cristo Jesus para vivermos na prática das boas obras, as quais de antemão Deus preparou para nós.” (Efésios 2:8-10, BPT)
“Se alguém está ligado a Cristo transforma-se numa nova criatura; as coisas antigas passaram; tudo nele se fez novo!” (2 Coríntios 5:17)
UMA NOVA FAMÍLIA
Oher foi adotado por uma família que o amava incondicionalmente… Nós fomos adotados por Deus, que não apenas ama, mas é Amor (1 João 4:7) passando a ser Seus filhos e, como tal, família de Deus…A Igreja é essa família!
“Vejam como o nosso Pai celestial nos ama, a ponto de permitir que sejamos chamados seus filhos!” (1 João 3:1a)
“Graças a ele, podemos agora, tanto uns como outros, chegar ao Pai, guiados pelo mesmo Espírito. Portanto, já não são estrangeiros nem hóspedes. Fazem parte do povo santo de Deus e são membros da sua família.” (Efésios 2:18-19, BPT)
“O Sonho Possível” retrata o testemunho de um caso isolado…, mas Deus não apenas quer dar uma oportunidade a alguns… Ele quer que TODOS sejam salvos (1 Timóteo 2:4, 2 Pedro 3:9), e tenham uma nova vida!
Talvez penses que a tua vida está tão partida que já não tem solução. Que não tens qualquer valor e que ninguém te ama. Mas Deus ama-te. Ele quer que experimentes o Seu amor único e especial, que encontres o perdão dos teus pecados e vivas uma nova vida, guiada pela Palavra de Deus, fazendo parte de uma família imperfeita que está no processo conjunto de amadurecer para ser cada vez mais parecida com Jesus (e já agora, igreja, vamos receber e ajudar os nossos novos manos e manas?).
Estou contigo!
Ana R. Rosa
Big Sister e Diretora de Publicações
Fontes: Prime Video; Netflix, AdoroCinema.com