Ser cristão no dia-a-dia

 


És cristão apenas ao domingo ou todos os dias?


Quero que penses no teu último dia passado na igreja…Já pensaste? Espero que tenham sido apenas boas recordações, mas mais importante, aprendeste algo novo? Cresceste como cristão? Como vais lidar com a semana que está por vir? São perguntas muito importantes que devemos fazer quando saímos da igreja ao domingo. 


“Mas Josué, eu não tenho tempo para isso. A semana vai ser tão dura, aquela aula tão chata, o teste tão difícil, o colega de trabalho tão desagradável.  Nem sabes, eu chego a casa e não tenho tempo para falar com Deus, para um devocional. E depois tenho de voltar no próximo domingo à mesma azáfama do louvor, da ED, da portaria, das atividades de jovens, simplesmente não tenho tempo.” Desculpa ser tão honesto contigo, mas não podes culpar a falta de tempo. Se tu queres ter um tempo a sós com Deus, deixa tudo para trás! 


Sabes porque é que falei do tempo? Porque é uma das grandes razões para o pecado na igreja! Estar a andar a mil e depois esquecer do mais básico, ter comunhão com o nosso Deus! Sabem, eu já vivi isto na minha vida; estava tão atarefado, com a igreja, com a semana que estava por vir, que comecei a descansar mal à noite, a estar mais desligado das pessoas ao meu redor, a pecar mais! Porque é tão fácil procurar alívio nas coisas que não devemos! Quando não estamos atentos à voz de Deus fica tudo mais difícil! Quando não temos um esforço diário para orar, ficamos mais vazios! Quando não estudamos à séria a Bíblia, ou seja, mergulhamos na profundeza da Palavra, somos mais pobres, e sinceramente mais burros. 


Vê o que João escreve: O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão connosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.” (1 João 1:3-4, ARC). Neste início da sua carta, João está a apresentar Jesus como o Filho de Deus e deixa esta mensagem tremenda, que o maior deleite, maior gozo que podemos alcançar nesta vida é poder ter comunhão com o nosso Deus e consequentemente comunhão com os nossos irmãos! A igreja é o local para falarmos dos nossos pecados, de partilharmos experiências, de sermos honestos sobre os nossos medos, porque assim podemos crescer como homens e mulheres e cristãos.


Uma das piores características que um cristão pode ter é a hipocrisia! Nós não somos atores de telenovelas, somos filhos de Deus, que têm de ser autênticos e verdadeiros! Temos de pedir perdão diariamente pelos nossos pecados, reconhecer as nossas limitações, procurar o nosso Deus de forma apaixonada! Sabem porquê? O que Ele fez na cruz foi único, espetacular, arrebatador e eu tenho de reagir de forma proporcional! Viver o dia-a-dia com a mesma paixão que Ele teve
por mim!


Josué Almeida

Campo de Ourique (AD Lisboa)