Escolhe a tua língua

Onde é que te perdes?

Se és cristã ou cristão, deves conhecer versículos e episódios de alguém que se perdeu e foi encontrado ou encontrou um rumo para a sua vida… 


Um dos textos mais conhecidos acerca desse tema está em Lucas 15: a ovelha perdida, a moeda perdida e os dois filhos perdidos – um longe e outro perto do pai. Jesus conta essas histórias – parábolas – para ilustrar duas coisas importantes: a primeira é que há alegria no Céu quando um pecador, que andava perdido, é encontrado e vem para os braços de Deus. A segunda é que quem está junto ao Pai, quem segue Jesus, deve também alegrar-se pela reconciliação e regresso dessa vida… 


Outro episódio é quando Zaqueu, um judeu cobrador de impostos para o Império Romano, considerado por isso um traidor do seu povo, é de tal forma transformado por Jesus que quer repor aquilo que terá cobrado injustamente. No final daquela conversa, “Jesus disse: ‘A salvação entrou hoje neste lar! Este homem é como um filho fiel de Abraão! O Filho do Homem veio buscar e salvar pessoas perdidas como este homem!’” (Lucas 19:9-10)



Mas os ensinos de Jesus e os princípios bíblicos não se limitam às parábolas que Ele contou, nem à transformação sobrenatural daqueles e daquelas que se dispuseram a reconhecer a sua condição de espiritualmente falidos (Mateus 5:3), pecadores necessitados Dele como Salvador e Senhor. É verdade que todos pecaram e por isso estão privados da glória de Deus, separados da comunhão com Ele (Isaías 59:2, Romanos 3:23). Estamos perdidos e precisamos ser encontrados, como a ovelha errante foi achada pelo Bom Pastor (Lucas 15, Salmo 23, Isaías 40:11, João 10:11, 14-15, Hebreus 13:20-21).  E depois? 


“E assim, irmãos, peço-vos, através do amor de Deus, que entreguem as vossas vidas a Deus. Que elas sejam como que um sacrifício vivo e santo, o tipo de sacrifício que ele aceitará. Quando pensamos em tudo o que fez por nós, será pedir muito?” (Romanos 12:1). Paulo explica que, por causa de tudo o que Jesus fez para garantir a nossa salvação eterna, algo que nenhum de nós teria capacidade para fazer, dando a Sua vida no nosso lugar e provando o Seu poder ao ressuscitar, temos uma resposta a dar. Uma resposta de amor e sacrifício. As nossas vidas são Dele, totalmente Dele. 


Deixamos de estar perdidos nos nossos próprios caminhos e propósitos e passamos a perder-nos nos braços de Jesus. Passamos a viver com Ele e para Ele. Passamos a confiar no Bom Pastor, a deixar que Ele nos guie e oriente em tudo. O centro é Ele. O Rei é Ele. O nosso maior Amor é Ele. Perdermo-nos Nele não é uma opção, é uma necessidade e um dever. Parafraseando as palavras de João Batista “É necessário que ele cresça e que eu diminua.” (João 3:30)


E há mais… Jesus “Chamando os discípulos e o povo para o ouvirem, falou-lhes assim: ‘Se alguém quiser ser meu seguidor, tem de esquecer-se de si próprio, tomar a sua cruz e seguir-me. Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á. E quem perder a sua vida por minha causa e por causa do evangelho salvá-la-á. Que lucro terá o homem em ganhar o mundo inteiro e causar dano à própria vida? Haverá alguma coisa mais valiosa do que a própria vida da pessoa?’” (Marcos 8:34-37, realce da autora).


Perder a vida por causa de Jesus e do Evangelho é ganhar… ganhar sentido e propósito com Jesus, e levar outros a conhecê-Lo e a segui-Lo, a serem encontrados por Ele para, logo mais, se perderem completamente nos Seus braços… 


“Então disse-lhes: ‘Vão por todo o mundo e preguem a boa nova a todos e em toda a parte.’” (Marcos 16:15)


“Portanto, vão e façam discípulos em todas as nações. Batizem-nos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem-nos a obedecer a todos os mandamentos que vos dei. E fiquem certos de que estou sempre convosco, até ao fim do mundo.” (Mateus 28:19-20)


“Mas quando o Espírito Santo tiver descido sobre vocês, receberão poder e serão minhas testemunhas ao povo de Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até aos extremos da Terra.” (Atos 1:8)


Vamos perder-nos?


Ana R. Rosa

Big Sister e Diretora da BSteen