Escolhe a tua língua

Tiago dá Cartas


O irmão de Jesus, Tiago, escreveu uma carta muito interessante aos cristãos do tempo dele. Esta carta é um dos livros da Bíblia!

Provavelmente foi o primeiro livro do Novo Testamento a ser escrito. Ele escreveu para os judeus cristãos que estavam espalhados por toda a parte, ou seja, a carta circulou de igreja em igreja.

Parece que esses cristãos de origem judaica estavam a ser negligentes quanto aos seus deveres como seguidores de Jesus, mas Tiago escreveu estas palavras para alertá-los e dizer umas quantas verdades que eles precisavam ouvir. O que é certo é que aquilo que Tiago escreveu podia ter sido escrito hoje porque é super atual! Vamos ver três lições que podemos retirar da carta de Tiago.

 

1ª CUIDADO COM O A LÍNGUA!

“(...) a língua é uma pequena parte do corpo, mas é capaz de se orgulhar de grandes coisas. Reparem como um pequeno fogo pode incendiar uma grande floresta!” (Tiago 3:5, BPT)

Uau! Tiago compara a língua com um pequeno fogo que pode incendiar uma grande floresta. Parece radical, mas é verdade. Já deves ter percebido que aquilo que dizemos tem muita influência. O que dizes afeta as pessoas que tens à tua volta.

Como cristãos, o que dizemos deve ser uma influência positiva, deve ser como água doce. Mas se damos lugar à má-língua, ou seja, falamos mal dos outros, ou se até dizemos um monte de asneiras (ou até uma asneirinha de vez em quando), não estamos a ser coerentes.

Dizemos que somos cristãos, mas se quando falamos saem coisas más da nossa boca, podes ter a certeza de que em vez de seres uma influência positiva, vais ser uma má influência, vai ser como se saísse água salgada da tua boca. Desagradável, não é?

Tens de ter cuidado com a língua, não vale de nada bendizeres a Deus e depois amaldiçoares os homens. Nope, tens de escolher que conversas queres ter, e que tipo de palavras queres que saiam da tua boca.

 

2ª RESISTE ÀS TENTAÇÕES

Bem, já deves ter percebido que o Diabo está sempre a ver se te apanha. Não penses que és o único alvo porque, para ele, os cristãos são todos um alvo a abater. Tentação faz parte da vida cristã, vê lá que até Jesus foi tentado! Tiago sabia disso, mas também sabia que muitas vezes nos deixamos levar na onda e acabamos por ceder e, consequentemente, pecamos.

Acerca disto, o irmão de Jesus diz que não podemos culpar Deus quando somos tentados, porque a tentação é a reação da nossa natureza pecaminosa às circunstâncias da vida: “Os maus desejos é que são motivo de tentação para cada um, seduzindo-o e desviando-o do caminho certo.” (Tiago 1:14, BPT).

Tiago resume em dois passos o método mais eficaz para evitares o pecado: “Portanto, sejam submissos a Deus e resistam ao Diabo, que ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7, BPT):

1. Entrega-te a Deus

2. Resiste ao Diabo

Quanto mais tempo dedicares a Deus e a pedir-lhe ajuda em relação às tuas fraquezas, mais força vais ter para resistir às tramoias do Diabo. Não sejas totó e não te ponhas a jeito de pecar, sê inteligente! Achega-te a Deus!


3ª SIM É SIM, NÃO É NÃO

Tudo é relativo hoje em dia, isto afeta muito a nossa maneira se ser. Uma das coisas afetadas é a nossa capacidade de compromisso. Andamos sempre às voltas, dizemos que sim, depois falhamos. Dizemos que não, mas depois, surge todo um conjunto de variantes que nos influenciam e então ‘viramos o bico ao prego’.

Tiago é muito firme quando diz Sobretudo, irmãos, não façam juramentos nem pelo Céu, nem pela Terra, nem por coisa nenhuma. Digam ‘sim’, quando for sim, e ‘não’, quando for não. De outro modo, ficarão sujeitos ao juízo de Deus” (Tiago 5:12, BPT).

A nossa palavra tem de ter valor! Como cristãos, comprometemo-nos a dizer sempre a verdade, porque se falharmos com a nossa palavra estamos a mentir. Se só quando juramos pelo céu, pela terra, pela mãe, ou seja pelo que for, é que é a sério, então, das outras vezes que dizemos apenas sim ou não estamos a ser falsos? Estamos a deixar em aberto a possibilidade de virmos a falhar com o nosso compromisso?

O que Tiago queria evidenciar, é que os cristãos devem ser pessoas sérias e fiéis aos seus compromissos. Pessoas em cuja palavra se pode confiar. Somos representantes de Jesus, temos de ser uns representantes como deve de ser.

Tiago escreveu a sua carta de forma muito prática e objetiva, sem meias voltas. E aqui só falámos de alguns ensinos práticos, mas o desafio que te faço é que leias a carta toda que é composta de cinco capítulos muito ricos em ensino prático para ser cristão!

Se tens sido negligente quanto aos teus deveres como cristão está na hora de pores mãos à obra e colocares em prática a tua fé. Não sejas só garganta, pratica aquilo em que acreditas!

Raquel Miranda
Missionária
Soure e Montemor-o-Velho (Missões AD Coimbra)

 

Texto originalmente publicado na revista BSteen, 2022 (adaptado)