Família, plano de Deus, princípios bíblicos descomplicados para adolescentes
Família traz sempre à memória momentos especiais. Seja qual for a nossa experiência familiar, sabemos que família é lar e proteção. Mas, será que já alguma vez pensaste porque é que pensamos assim?
Segundo a definição do Dicionário, família refere-se ao conjunto de todos os parentes de uma pessoa, especialmente os que vivem com ela e têm um ancestral, ou seja, uma ligação comum; é o conjunto formado por duas pessoas que se unem em casamento e o conjunto de pais e filhos. Existe também a noção de “família do coração”, que normalmente são os amigos que escolhemos. Esta palavra é também aplicada em áreas como a gramática, química ou a biologia referindo-se a aspetos da linguística ou elementos da natureza que estão ligados entre si numa relação de dependência e semelhança.
Já percebemos o sentido da palavra. Mas, então, quem inventou a família? Vem comigo procurar respostas na Palavra de Deus! Em Génesis 1 e 2, a Bíblia relata a forma como Deus criou o mundo e todas as coisas que nele existem, e que a Sua criação Lhe agradou (Génesis 1:31). Ele dedicou atenção à forma como tudo foi criado e à forma como estabeleceu ordens e hierarquias para que tudo pudesse funcionar em perfeita segurança.
O Senhor criou Adão, o primeiro homem, do pó da terra e deu-lhe vida (Génesis 2:7-8). Foi-lhe dada a responsabilidade de cuidar da criação e dominar sobre ela (Génesis 1:29-30). Mas, ao contrário da restante criação, Adão estava sozinho, não havia ninguém igual a ele com quem se pudesse relacionar. É então que Deus vai criar a primeira mulher, Eva, e surge um sentimento de proteção entre eles (Génesis 2:18-23). Há uma ligação genuína na instituição do casamento e da família: “Por isso, o homem deixa a casa do pai e da mãe para se unir com a sua mulher e ficam a ser um só corpo. Tanto o homem como a mulher andavam nus, sem sentirem nenhuma vergonha por isso.” (Génesis 2:24-25, BPT).
Foi Deus quem criou a família! Ele planeou-a para ser um lugar de amor, de cuidado entre uns e outros, de paz e alegria. A família que começou em Adão e Eva veio a aumentar com o nascimento dos seus filhos, Caim e Abel (Génesis 4:1-2). A ligação familiar é física, genética e emocional, gerando a sensação de que pertencemos uns aos outros, porque, de facto, Deus quis que fosse assim!
Quando Adão e Eva pecaram, houve consequências diretas para todos os seus descendentes. O pecado traz orgulho e divisão entre nós, e faz com que a família, pensada pelo Senhor para ser um lugar de paz, possa infelizmente ser um lugar de inveja e conflitos. Logo com Caim e Abel isso aconteceu de forma muito grave (Génesis 4:3-10). Por causa do pecado, a ideia perfeita de família, sem a ajuda de Deus, é completamente impossível! Basta leres com atenção as histórias que temos no livro de Génesis...
Famílias perfeitas não existem! Apesar disso, Deus nunca desiste desta instituição tão importante. É por isso que a Bíblia está cheia de conselhos para todos os elementos da família, para que ela possa ser o que Ele queria quando a criou (Efésios 5:22-6:4; Colossenses 3:18-21).
Na lei do Antigo Testamento, Deus disse a Moisés que todos deveríamos seguir este mandamento: “Respeita o teu pai e a tua mãe, para que vivas muitos anos na terra que o Senhor, teu Deus, te vai dar.” (Êxodo 20:12, BPT). Jesus reforçou este mandamento e também o apóstolo Paulo nos seus ensinos (Mateus 15:4; Efésios 6:1-2; Colossenses 3:20).
Na fase da vida em que estás, certamente estás ainda muito ligado aos teus pais e dependes deles. Nem sempre é fácil entender as regras que nos são impostas, os castigos dados, os limites pedidos... Contudo, se tu és cristão, tu sabes que deves honrar os teus pais, respeitando-os, sendo verdadeiro com eles, sabendo que eles não são perfeitos, nem tu és, mas deves respeitar a ordem que Deus estabeleceu.
Podes estar ainda muito longe de criar a tua própria família, de casar, ter filhos... Mas é muito importante que, já a partir de hoje, saibas que a família é um plano de Deus e, se sentes desejo de ter a tua própria família, começa já hoje a orar para que no futuro o Senhor te dirija na escolha da pessoa com quem vais casar, que te prepare para, no tempo certo, teres uma família feliz com Deus e dedica-te a conhecer o que a Bíblia diz sobre o tema.
Valoriza a tua família, cuida dela. Procura ser tu um exemplo de amor, respeito e cuidado. Deus criou a família e ele quer dar-nos a felicidade de vivermos em amor.
Dina Neves
Pastora - AD Coimbra
Fonte consultada: Dicionário Priberam Online
